100% Pé de Serra: Keiko Ikuta: Baião de Luiz Gonzaga na Terra do Sol Nascente

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Keiko Ikuta: Baião de Luiz Gonzaga na Terra do Sol Nascente

Na terra do sol nascente, em 1956, Keiko Ikuta lançava um compacto que trazia o ritmo do baião aos japoneses. Gravado com Luiz Gonzaga e seu grupo na Cidade do Rio de Janeiro, a música referencia a luta do Estado da Paraíba e ao Coronel José Pereira, que desligou a Cidade de Princesa Isabel do Governo do Estado, se proclamando território independente.

                                         Keiko Ikuta - Paraiba Masculina 

Nascida em 1928, Keiko Ikuta, começando sua carreira artística em 1949. Mas no ano de 1956, como o apoio de Kikuo Furano lançava pela RCA, um disco com duas músicas de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, “Paraíba Masculina” e “Baião de Dois”, que tiveram a adaptação para o japonês por Furano e a voz de Keiko.
A experiência introduziu o baião, com a sanfona, zabumba e triangulo no Japão. Além de fazer uma parceria de Furano com Humberto Teixeira na música “Tókio Baião”. A música de Lupicínio Rodrigues, também foi incluída no álbum com a música “vingança”.
      
                                           Keiko Ikuta - Baião de dois


Keiko gravou a “Tico -Tico No Fubá” cantada por Carmem Miranda em uma versão japonesa. Com 68 anos, morreu de hemorragia cerebral, no dia 18 de abril de 1995.

                                          Keiko Ikuta - Tico -Tico No Fubá


A versão em Nova York
A japonesa, Miho Hatori, integrante da banda Cibo Matto, lançou uma nova versão de Paraíba em sua participação no disco “Bonfires of São João” (Fogueiras de São João) da banda Forró in the Dark no ano de 1996, na cidade de Nova York. Além da participação de Hatori, o álbum teve David Byrne com “Asa Branca” e a intérprete Bebel Gilberto.
 
       Mino Hatori e  Forró in the Dark - Paraíba Masculina



Fonte: http://terradegigantes65.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário