100% Pé de Serra: Muito prazer: Trio Sinhá Flor

domingo, 12 de janeiro de 2014

Muito prazer: Trio Sinhá Flor


Entrevista com o Trio Sinhá Flor  no camarim de um show do Quarteto em Cy. Donas de um trabalho de pesquisa sério sobre a obra de Luiz Gonzaga e da música nordestina, especialmente o forró pé-de-serra, Cimara, Talita e Carolina fazem sucesso por onde passam levando a música de raíz brasileira.
Vamos conhecer seu trabalho e saber de que forma o Quarteto em Cy influenciou nele. O nosso aplauso a todos os artistas populares!

Blog: O Trio Sinhá Flor, apesar da essência urbana tem um trabalho dedicado à música nordestina, em especial ao forró Pé-de-Serra. Como começou a história do Trio?

Sinhá Flor: Em 2007 nos conhecemos e descobrimos uma paixão em comum, a música popular brasileira, especificamente o forró pé de serra. Surgiu daí a vontade de fazer um Trio com a formação instrumental tradicional e participar do Festival Nacional de Forró de Itaúnas (FENFIT), o maior festival de forró do Brasil. Então começamos a nos preparar! Durante seis meses, mergulhamos na cultura nordestina e buscamos nos aproximar o máximo possível da linguagem musical de grandes mestres do forró. Participamos do VIII FENFIT, em 2008, e fomos contempladas com o 1° lugar. Este prêmio nos abriu muitas portas e possibilitou que Carolina Bahiense (triângulo e voz) e Cimara Fróis (acordeon e voz), que na época moravam em Belo Horizonte (MG), se mudassem para São Paulo para dar continuidade ao trabalho.



Blog: Antes de iniciarem o trabalho juntas, vocês já estavam envolvidas com música de alguma forma?

Sinhá Flor: Sim. Cimara Fróis (acordeon e voz) cresceu ouvindo música com seus pais e dançando forró nas festas de família. Com 9 anos, herdou a sanfoninha de seu avô e aos 12 começou a estudar música. Começou trabalhar profissionalmente aos 19, participou de grupos de pesquisa de cultura popular e acompanhou importantes artistas mineiros, como a cantora Titane e a dupla Célia e Celma. Carol Bahiense (triângulo e voz) formou-se em artes cênicas em 2007 e em seguida começou a estudar acordeon. Talita del Collado (zabumba e voz) estudou música desde criança. Na adolescência se apaixonou pela MPB e pela cultura brasileira. Tocava flauta transversal e com o tempo se encantou pela percussão, pelo canto e o canto-coral. Participou de grupos musicais, blocos de Maracatu e corais.







Blog: Vocês sempre tiveram esse amor pela música nordestina ou ele nasceu por algum motivo especial?

Sinhá Flor: Através do estudo do acordeon, Carol descobriu um dos grandes mestres deste instrumento: Dominguinhos. Aos poucos foi se envolvendo com a sua obra e buscando as raízes deste instrumentista. Eis que surge: Luiz Gonzaga!

Cimara sempre foi apaixonada por forró, pela dança e pela festa, mas foi tocando sanfona que ela descobriu o poder que essa música tem de unir as pessoas e de trazer mais alegria para suas vidas.

Talita descobriu o seu encanto pelo Baião e pela obra de Gonzagão através de uma forte paixão que surgiu na adolescência pela percussão brasileira e especificamente pela música tradicional nordestina.

 

Blog: Que significados a música nordestina e a cultura popular, de modo geral, trazem à vida de vocês?

Sinhá Flor: Mergulhar na obra de Luiz Gonzaga é ter o privilégio de conhecer um pouco mais a fundo o Nordeste. Entender, através do olhar poético do mestre Lua, a realidade de um povo, suas riquezas, alegrias, angústias, necessidades. Luiz Gonzaga foi e ainda é, através daqueles que dão continuidade ao seu legado, o grande porta-voz do Sertão. E conhecer essa realidade não só dá suporte ao nosso trabalho, como também nos torna mais humanas.



Blog: De que forma é elaborado o repertório do Sinhá Flor?

Sinhá Flor: Escolhemos as músicas de acordo com nossa pesquisa. Há três anos, mergulhamos no universo de Gonzaga e por isso, a maior parte das músicas do show foram compostas ou gravadas pelo Rei do Baião. Iniciamos agora uma pesquisa paralela e já estamos inserindo nas apresentações canções de compositores da MPB que se aventuraram nos ritmos nordestinos.
















Blog: Este ano, vocês estão com um trabalho em homenagem a Luiz Gonzaga. Contem para a gente como nasceu esse projeto.

Sinhá Flor: A ideia deste projeto surgiu em 2009 quando o Trio realizou uma turnê por países da Europa. No último dia da viagem, estávamos em Lisboa e fomos levadas a um espaço cultural muito interessante, onde havia um grupo fazendo música tradicional portuguesa, o Fado. Era uma sala pequena e estava lotada. Quando entramos e nos sentamos para ouvir, sentimos uma emoção forte ao perceber a delicadeza daquele som e o enorme respeito que o público tinha por aquela música e aqueles músicos. Os cantores, ao começarem seu canto, cerravam os olhos como se anulassem a si mesmos e deixassem a música sobressair. Além disso, observamos que o fado tem muita semelhança com a música brasileira e especificamente com a música de Luiz Gonzaga. Tudo ali nos encantou! Surgiu então a vontade de realizar um projeto naquele formato que vimos: em um teatro, em um espaço intimista, para que a música, a obra magnífica de Gonzaga, ficasse em primeiro plano. Deslocamos assim o forró de seu espaço tradicional, o da dança, e o levamos para os palcos do teatro. Este espetáculo chama-se “Forró para Ouvir – Uma homenagem a Luiz Gonzaga” e estreou em novembro de 2010 em São Paulo (SP).

 

Blog: Falando em projetos, o Sinhá Flor está organizando a gravação de seu primeiro CD em que o Quarteto em Cy fará uma participação especial, é verdade?

Sinhá Flor: Com a maior honra e toda a alegria, sim!!! Quarteto em Cy sempre foi um grupo vocal que admiramos, uma referência e inspiração. Quando elaboramos nosso projeto de gravação do nosso primeiro CD, pensamos imediatamente no Quarteto como participação especial. Para nós, naquele momento, não passaria de um sonho. Entramos em contato com a Cynara e ela nos atendeu com toda a formosura e generosidade possível! As Baianinhas ouviram nosso trabalho e aceitaram gravar uma faixa conosco. Que presente que ganhamos! Sem palavras. Estamos no caminho para começar a gravação e muito ansiosas por este momento especial: ter o grande Quarteto em Cy fazendo música conosco! Obrigada, de todo coração.



Blog: Apesar de divulgarem a música nordestina, vocês têm influência de grupos vocais como o Quarteto em Cy. Como entraram em contato com o trabalho do Quarteto e quem mais faz parte da essência do Sinhá Flor?

Sinhá Flor: Bem, as três integrantes têm uma ligação forte com a música urbana, com a MPB. Com isso, naturalmente essa influência se inseriu no trabalho. Grupos vocais como Quarteto em Cy, Quatro Ases e Um Coringa, Demônios da Garoa, MPB4, entre outros, começaram a fazer parte da nossa rotina de pesquisa vocal e criação de arranjos.

 

Blog: O que vocês vislumbram no horizonte do Trio Sinhá Flor?

Sinhá Flor: Queremos cada vez mais nos aproximar da simplicidade e profundidade da música e da maneira de fazer música de Luiz Gonzaga.

 

Blog: O que consideram o maior desafio do Trio?

Sinhá Flor: Continuar. Vivemos em um país que não apoia devidamente a cultura -quando apoia, não acolhe a todos - e por isso, muitas vezes, nos preocupamos com a viabilidade deste trabalho. Para nos dedicarmos à pesquisa artística com tempo e constância e para que o grupo se torne cada vez mais profissional, precisamos de uma certa estrutura financeira. Vamos seguir caminhando com dedicação e esperamos encontrar novos parceiros. Que o grupo tenha vida longa!


Blog: Boa sorte ao Sinhá Flor nessa estrada musical e, para encerrarmos, abrimos esse espaço para vocês deixarem uma mensagem, recado, lema, enfim, o que quiserem dizer.

Sinhá Flor: Para o trio, assistir a um show do Quarteto em Cy é como ter uma aula. Uma aula de força feminina, vigor vocal e de postura respeitosa diante da música e do público. Essa rara postura de deixar a música em primeiro plano nos inspira. Gostaríamos de agradecer as Baianinhas pela obra construída e por representarem as mulheres de maneira tão digna.



Contatos do Trio Sinhá Flor:
Telefone para shows: (11) 6076 2602
E-mail: triosinhaflor@gmail.com
Site oficial: www.triosinhaflor.com.br
Blog: www.triosinhaflor.blogspot.com.br
Facebook: Trio Sinhá Flor
Twitter: @TrioSinhaFlor


 
Curtam o Trio Sinhá Flor  no programa Sr. Brasil, em 2008


Créditos: http://blogdoquartetoemcy.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário